Senior Plus | Voluntários internacionais em Portugal

Senior Plus | Voluntários internacionais em Portugal


 

Recebemos, em Portugal, 8 voluntários/as internacionais entre abril e junho – 2 da Letónia, 4 de Itália e 2 de França – e contámos com 3 organizações recetoras locais: a Albergues Noturnos, a Cozinha Popular e o Banco Alimentar.

A Albergues Noturnos foi uma das entidades recetoras do Senior+ em Portugal. É uma organização que apoia 50 homens, entre os 25 e os 60 anos de idade, em situação de sem-abrigo, providenciando dormida, refeições, roupa e apoio social. Durante maio e junho, a Saverina e a Anna, de Itália, integraram a equipa da Albergues Noturnos como voluntárias. Elas reforçaram a cozinha, ajudando na preparação e distribuição de refeições. Com esta experiência as voluntárias tiveram oportunidade de refletir sobre a realidade das pessoas em situação de sem-abrigo, desafiando os estereótipos e pensando sobre o tipo de competências pessoais e sociais necessárias para trabalhar neste tipo de contexto social. No final do seu percurso de voluntariado, elas expressaram um nível de satisfação pessoal muito elevado, assim como uma energia positiva que levaram consigo tanto a nível pessoal quanto profissional.

O Banco Alimentar recebeu 4 voluntárias, da Letónia e da Itália, e foi uma experiência muito interessante para elas terem a oportunidade de aprender como é trabalhar numa instituição como o Banco Alimentar. Adquiriram experiência sobre logística e conhecimento sobre instituições de solidariedade social em Portugal. As voluntárias salientaram a oportunidade de estarem integradas numa organização grande com uma enorme dinâmica de voluntários que todos os dias dão o seu tempo e energia a uma causa.

A voluntária francesa, Muriel, e o voluntário francês, Serge, desenvolveram o seu trabalho na Cozinha Popular – uma organização de desenvolvimento comunitário num bairro histórico de Lisboa (Mouraria) – e tiveram oportunidade de aprender sobre uma ferramenta inovadora de inclusão comunitária que recorre à arte de cozinhar. Ela e ele faziam parte da equipa da Cozinha, prestando apoio ao chef, o que também lhes permitiu desenvolver algumas competências relacionadas com procedimentos de cozinha e saber mais sobre cozinha Portuguesa e internacional.

De uma forma geral, os/as voluntários/as caracterizaram a sua experiência de voluntariado em Portugal como gratificante e entusiasmante, tendo-lhes dado uma nova perspetiva sobre as suas competências de gestão de fronteiras relacionais e tendo-os inspirado a ir mais longe com novos projetos. Para alguns e algumas, esta experiência representou uma reativação de energia, uma motivação para fazerem algo mais com as suas vidas, algo diferente, e para outros/as foi uma injeção de energia boa e positiva para ser partilhada com outras pessoas.

18945140_10209831916377125_1797668389_n 18944630_10209830029049943_389612474_n

IMG_7852
IMG_8025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

logo

Sabe mais sobre o projeto Senior Plus aqui.