
SENIOR PLUS | Evento final | Empregabilidade Sénior e Voluntariado
No dia 26 de setembro, realizou-se o evento final do Projeto Senior Plus: Empregabilidade Senior e Voluntariado no espaço atmosfera m em Lisboa.
Fernanda Feitas, Coordenadora de programação do espaço atmosfera m e Maria Marques em representação da Mais Cidadania deram início aos trabalhos com as boas vindas e uma mensagem de inspiração aos participantes do evento.
De seguida, Margarida Gil, formadora e facilitadora no Projeto Senior Plus, apresentou à audiência os resultados do projeto em Portugal deixando uma reflexão final dirigida aos participantes focada nos valiosos contributos e desafios superados por cada um ao longo de todo o processo.
O painel “Voluntariado e desenvolvimento de competências” contou com a presença de duas investigadoras com estudos relevantes na área: Raquel Rego e Teresa Martins. Raquel Rego, investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, coordenadora do estudo «Competências profissionais geradas pelo voluntariado» entre 2013-2014, apresentou a comunicação «A ponte entre voluntariado e mercado de trabalho».
Teresa Martins membro da Rede Inducar, docente e investigadora, Mestre em Gerontologia Social apresentou as conclusões das investigações que tem vindo a conduzir, nomeadamente relativas a Práticas de Voluntariado na Reforma e desenvolvimento da literacia cívica e política ao longo da vida.
Estas apresentações trouxeram novas perspetivas quer sobre o contributo das práticas de voluntariado para o desenvolvimento de competências quer sobre o processo de envelhecimento em si.
Por último, decorreu um painel de partilha de experiências de participantes no projeto e organizações que acolheram voluntários Senior Plus. Foi muito interessante perceber por um lado os impactos relatados pela Anabela e pelo Paulo, participantes, e por outro lado a perspetiva das organizações sobre esta experiência.
O Banco Alimentar contra a Fome e a Associação Albergues Noturnos de Lisboa foram as duas organizações participantes neste painel e partilharam que na sua perspetiva, a experiência de integrar estes voluntários significou abrir a porta das suas organizações a pessoas que trazem consigo uma atitude de participação, curiosidade e espírito crítico que obriga também a própria organização a questionar as suas práticas estabelecidas sendo que esse processo se revelou extremamente enriquecedor.
Vê as fotografias do evento no facebook.
Convidamos a conhecer mais sobre o projeto nos links abaixo: