
Senior Plus | Ao encontro de boas práticas em Lisboa
A Equipa técnica da Mais Cidadania envolvida no projecto Senior Plus participou na Conferência de encerramento do projecto europeu “XPTO+ eXcellence in Professional Training Opportunities”, promovida pela EUROYOUTH e pelo consórcio XPTO+ no passado dia 24 de maio em Lisboa.
A Conferência contou com a presença dos parceiros nacionais deste projecto – EUROYOUTH (coordenador), Escola Profissional de Fafe, Agrupamento de Escolas de Santo André e Instituto de Soldadura e Qualidade, bem como de participantes das mobilidades realizadas no âmbito do projecto. A Conferência contou ainda com a presença de Isabel Gradil, Project Manager in AN Erasmus+, a quem se apresentou o projecto Senior Plus.
A participação da Mais Cidadania neste evento teve como Objectivos o estabelecimento de contactos no âmbito da estratégia local de disseminação do projecto Senior Plus, bem como a troca de boas práticas na temática da Empregabilidade, relacionando a forma como as mobilidades contribuem para o desenvolvimento de competências para a empregabilidade e para a integração profissional dos participantes.
Assim, no âmbito desta Conferência foram apresentados os resultados de três Projectos nas temáticas atrás referidas, nomeadamente o projecto “XPTO+ eXcellence in Professional Training Opportunities”, projeto MOB G.A.E. – impactos da mobilidade nos participantes e projecto GoJobGo- empregabilidade de ex-participantes/valorização de competências adquiridas.
O projecto GoJobGo foca-se em utilizar as competências adquiridas na Mobilidade para encontrar um trabalho, tendo desenvolvido um portal, onde os candidatos a emprego, com um background internacional podem colocar os seus cv´s e onde os empregadores podem aceder aos seus perfis.
Por sua vez, o projecto MOB G.A.E. consistiu numa pesquisa sobre o impacto da mobilidade internacional nos participantes, nomeadamente ao nível de: desenvolvimento pessoal e profissional, aprender a aprender, autonomia e empregabilidade e cidadania europeia. Assim, os resultados deste projecto apontam para a conclusão de que a Mobilidade constitui um factor determinante na aquisição de competências transversais, linguísticas, pensamento crítico e empregabilidade.
A participação neste evento revelou-se uma oportunidade muito interessante na medida em que permitiu, para além dos contactos estratégicos estabelecidos, um aprofundamento na reflexão sobre o impacto do Voluntariado na empregabilidade e um contacto com pesquisas recentes e práticas inovadoras neste domínio a nível internacional.
Sabe mais sobre o projeto Senior Plus aqui.