
Locus memoriae pelas vítimas de violação durante o tempo de guerra
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Autor Dóra Biricz
O que é a guerra? Na verdade, a resposta vai depender da pessoa a quem perguntas. Se perguntares a um homem que foi considerado incapaz para lutar pelo seu país durante a Primeira Guerra Mundial, ele diria que, a guerra é pela glória do meu país, da minha nação. Os soldados são heróis, que não temem a morte e amam o seu país acima de tudo. No entanto se perguntares a um soldado, nas trincheiras durante um fogo cruzado, ele diria que a guerra é crueldade pura e cheira a excrementos humanos, misturados com sangue e lama. Mas o que dirá uma mulher?
O Artigo 27 da Quarta Convenção de Gênova de 1949 proíbia durante o tempo de guerra a violação e a prostituição forçada. Este artigo foi necessário, uma vez que as mulheres eram constantemente vítimas de violação durante os tempos de guerra. Um desses exemplos num passado recente é a “libertação “da Hungria.1 O cerco a Budapest começou quando a cidade, defendida por tropas Húngaras e Alemãs, foi cercada pela primeira vez a 26 de Dezembro de 1944 pelo Exército Vermelho e o Exército Romeno e terminou quando a cidade inevitavelmente se rendeu a 13 de Fevereiro de 1945. Tratou-se de um inesperado longo cerco, o que levou Moscovo a exigir muitos prisioneiros de guerra que pudessem levar para o “málenkij robot”2. Os prisioneiros eram maioritariamente homens de uniforme (como era o caso dos carteiros, intitulados de unidades especiais pelo exército), mas também levavam mulheres. Apos a rendição, não houve forma de travar a onda de violência que se gerou. Uma vez que a violação é considerada uma arma de guerra, igual ao uso de canhões, tanques ou armas, o exército vermelho usava-a. É muito difícil saber-se um número exato de vítimas, uma vez que falar de violência sexual sempre foi um tabo. Segundo o Professor Andrea Pető da Universidade da Europa Central (CEU), a violação é o componente principal do militarismo, uma ferramenta onde um soldado pode fazer mal à propriedade de outro soldado. Neste sentido, o objetivo das violações em tempo de guerra é destruir tudo aquilo que faz de uma mulher, mulher. Por exemplo: a impossibilidade de vir a ter filhos, ou dar à luz uma criança, por consequência dessa violação, que terá a etnia do violador e poderá vir a ser um possível recurso militar. 3
Esta questão foi a base para um grupo de historiadores iniciar um projeto na Hungria com o nome em Inglês de “Memory of Rape in Wartimes: Women as Victims of Sexual Violence”4. Como parte do projeto este grupo está a colecionar jornais, recordações de testemunhas e qualquer outro tipo de memorias. Está previsto também em 2023 a criação de um memorial, que será colocado na cidade de Budapest, cujas organizações responsáveis são o Budapesti Történeti Múzeum (Museu de História de Budapeste) e Budapest Főváros Levéltára (Arquivos da cidade de Budapest). Ainda não está decidido que tipo de memorial será criado. Poderá ser uma estátua, mas também poderá ser uma performance, como a criada por Jeremy Deller. Ele juntou 1500 voluntários que se vestirem como soldados da Primeira Guerra Mundial e andaram por várias cidades Britânicas.5 A singularidade deste projeto, vêm do facto de se fazer referencia às vitimas de violência por soldados inimigos, mas durante todo o conflito.6
Coloca-se então a questão, porque é que precisamos de memoriais para nos lembrarmos? Segundo Jan Assmann o ser humano tem uma memória individual e uma coletiva. A coletiva cria pontos de cristalização, mas esses pontos não são necessariamente objetos ou lugares a 3 dimensões. Embora, se saiba que na mnemotécnica7 ajuda se houver um objeto 3D do passado. Pierre Nora criou a expressão, loci memorae (em Latin) ou lieux de mémoire (em French) que se refere a locais onde as memorias aparecem. Existe um enorme número de locais assim, que não foram originalmente criados com esse propósito, mas se tornaram pontes de cristalização, como o Muro das Lamentações em Jerusalém. Enquanto também há memoriais que foram criados com esse propósito como é o caso dos Sapatos na margem do rio Danúbio, que são um memorial às vítimas do Holocausto. Com o passar do tempo, temos que enfrentar o fato de que temos que tratar também de assuntos mais recentes. Na minha opinião um bom exemplo disso é o Memorial às vítimas da LGBTphobia em Lisboa. Trata-se de um monumento simples, mas artisticamente poderoso e moderno.

1 Na realidade, foi a ocupação Soviética da Hungria. Durante o período Socialista, usava-se o termo “libertação” para a ocupação e expulsão do Wehrmacht.
2 A expressão vem do Russo “malenkaya rabota (маленькая работа)”, mas uma vez que a maioria dos Húngaros que foram levados não falava Russo, eles entendiam mal a expressão. Mais tarde tornou-se uma expressão usada pelos historiadores para descrever estes eventos. Para mais informações podem consultar: http://www.epa.hu/00400/00463/00007/pdf/155_stark.pdf
3 https://www.unive.it/media/allegato/dep/n7/Ricerche/Vardy.pdf (Access: 23. 10. 2020) e http://www.paulbogdanor.com/left/hungarianprisoners.pdf (Access: 23. 10. 2020) e https://hvg.hu/kultura/20201020_haboru_aldozatok_eroszak_emlekmu (Access: 23. 10. 2020)
4 Háborúkban megerőszakolt nők emlékezete em Húngaro. O website está também disponível em Inglês: https://www.elhallgatva.hu/?lang=en
5 https://youtu.be/JDyqax78Z_M (Access: 23. 10. 2020)
6 https://hvg.hu/kultura/20201020_haboru_aldozatok_eroszak_emlekmu (Access: 23. 10. 2020)
7 Técnica para ajudar a memória
8 Jan Assmann: Cultural Memory and Early Civilization:
Writing, Remembrance, and Political Imagination. Cambridge University Press,
2011. 21, 24, 44. E Pierre Nora: Emlékezet és történelem között. Aetas 1999/3 (http://www.aetas.hu/1999_3/99-3-10.htm
Access: 23. 10.
2020) e https://www.timeout.pt/lisboa/pt/atraccoes/monumentos-portugueses-que-fazem-justica-pela-propria-arte
Locus memoriae for the victims of rape during wartime
What is war? Well, the answer depends on who you ask. If you ask a man who was found unable to fight for his country in WWI, he would say, war is for the glory of my country, my nation. Soldiers are heroes, who do not fear death and love their country above anything else. However, if you ask a soldier in the bottom of the fire-trench, he would say that war is pure cruelty and smells like human excrement, mixed with blood and mud. But who knows what a woman would say?
Article 27 of the 1949 Fourth Geneva Convention prohibited wartime rape and enforced prostitution. It was necessary since women were victims of rapes in every period in time during wars. Just one example from the recent past is the “liberation” of Hungary.[1] The siege of Budapest began when Budapest, defended by Hungarian and German troops, was first encircled on 26 December 1944 by the Red Army and the Romanian Army and ended when the city unconditionally surrendered on 13 February 1945. It was an unexpectedly long siege, so Moscow expected a lot of war prisoners that they can take to “málenkij robot”.[2] They took mostly men, preferably men with uniforms (like postmen, and they said, they are a special unit), but they took women as well. After the surrender, there was no way to stop the outbreak of violence. Since rape is considered as a war weapon, just like cannons, tanks, or guns, the Red Army used it. It is very hard to say any number of the victims, because it is still a taboo to talk about sexual violence. According to Andrea Pető, the professor of the Central European University (CEU), rape is a main component of militarism, a tool with which one soldier can do harm on another soldier´s property. For example: losing the ability to have children in the future, or giving birth to the child of the rapist, who will belong to his ethnicity, and later be a possible military resource for that group. [3]
Historians started a project in Hungary, which is called in English as “Memory of Rape in Wartimes: Women as Victims of Sexual Violence”.[4]As part of the project, that they are collecting journals, recollection of witnesses and any other kinds of remembrance. Later, in 2023 a memorial will be placed in some way in the city, the responsible organisations are the Budapesti Történeti Múzeum (Budapest History Museum) and Budapest Főváros Levéltára (Budapest City Archives). It is not decided yet what kind of memorial will the victims get. It can be a statue, but even a performance, like the one that was made by Jeremy Deller. He made 1500 volunteers to dress up as WWI soldiers, and walk in England.[5] The uniqueness of the project is that they are not only making people pay attention on women who were raped by another nation´s soldier, but during inside conflicts as well.[6]
But, why do we need memorials to remember? According to Jan Assmann, we have an individual and a collective memory. The collective one creates points of crystallization, but these points are not necessarily 3D objects or places. Although, it helps mnemotechnics[7] if there is a 3D object of the event from the past. Pierre Nora created the expression, loci memorae (in Latin) or lieux de mémoire (in French) which are referring to places where memory shows up. There is a huge variety of these places from the ones that were not originally created for this purpose, but they became crystallization points, like the Western Wall in Jerusalem. There are memorials that were created for this purpose, like the Shoes on the Danube Bank, which are to remember the victims of the Holocaust. As the time goes, we have to face with the fact that we have to deal with more recent subjects as well. In my opinion a good example is the Memorial to Victims of LGBTphobia in Lisbon. It is a simple, but artistically powerful modern monument.[8]
[1] In reality, it was the Soviet occupation of Hungary. During the Socialist period, they used the term, “liberation” for the occupation and the expulsion of the Wehrmacht.
[2] The expression comes from the Russian “malenkaya rabota (маленькая работа)”, but since many of the taken Hungarians did not speak Russian, they misunderstood the expression. Later it became an expression used in the science of history to describe these events. For more information, see: http://www.epa.hu/00400/00463/00007/pdf/155_stark.pdf
[3] https://www.unive.it/media/allegato/dep/n7/Ricerche/Vardy.pdf (Access: 23. 10. 2020) and http://www.paulbogdanor.com/left/hungarianprisoners.pdf (Access: 23. 10. 2020) and https://hvg.hu/kultura/20201020_haboru_aldozatok_eroszak_emlekmu (Access: 23. 10. 2020)
[4] Háborúkban megerőszakolt nők emlékezete in Hungarian. The website is also available in English: https://www.elhallgatva.hu/?lang=en
[5] https://youtu.be/JDyqax78Z_M (Access: 23. 10. 2020)
[6] https://hvg.hu/kultura/20201020_haboru_aldozatok_eroszak_emlekmu (Access: 23. 10. 2020)
[7] Techniques that help to remember
[8] Jan Assmann: Cultural Memory and Early Civilization: Writing, Remembrance, and Political Imagination. Cambridge University Press, 2011. 21, 24, 44. And Pierre Nora: Emlékezet és történelem között. Aetas 1999/3 (http://www.aetas.hu/1999_3/99-3-10.htm Access: 23. 10. 2020) and https://www.timeout.pt/lisboa/pt/atraccoes/monumentos-portugueses-que-fazem-justica-pela-propria-arte