Queres participar comigo?

Queres participar comigo?


Novembro é um mês de grandes avanços para o projeto #cidadania. Entre a publicação de material de apoio e formações a professores e alunos, a Mais Cidadania vai estar nos próximos tempos a colocar a participação em cidadania no assunto de conversa de centenas de jovens na zona de Lisboa.

Conectados pela #cidadania

O Conectados pela #cidadania é um manual digital de educação não-formal produzido pela Associação Mais Cidadania em parceria com a Menneskerettighetsakademiet – Human Rights Academy da Noruega e a Confederação Portuguesa do Voluntariado. Este material pretende apresentar-se como apoio à exploração da temática da Cidadania e vai servir de base às formações efetuadas em escolas no âmbito do projeto #cidadania.

O manual divide-se em cinco categorias estruturantes para a realidade da cidadania no contexto atual: Cidadania e Participação, Introdução aos Direitos Humanos, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Diversidade Cultural, e Voluntariado. Ele contém uma introdução teórica que contextualiza a forma como cada temática foi abordada, bem como uma introdução às práticas da educação não-formal.

Com atividades práticas, linguagem acessível e um design amigo do utilizador, a Mais Cidadania pretende que este manual possa servir de apoio a todas as pessoas que queiram abordar a temática da Cidadania e outras relacionadas com jovens num ambiente livre, estimulante e enriquecedor.

Formações #cidadania

Um dos pontos centrais do projeto é a formação de estudantes e de agentes de educação como professores, auxiliares de educação, psicólogos, técnicos de juventude, entre outros. Esperamos inspirar estes agentes com as ideias retratadas no #cidadania, para que possam posteriormente ser transportadas e exploradas nos seus contextos profissionais e não profissionais.

Para tal, a Mais Cidadania efetuou parcerias com escolas locais para realizar workshops com os alunos e sessões de capacitação para os facilitadores de educação. As escolas envolvidas são a Escola Bento Jesus Caraça, polo de Lisboa e do Barreiro, a Escola Técnica Psicossocial de Lisboa, e a Escola Básica e Secundária Passos Manuel.

Através destas capacitações esperamos que tanto os e as jovens como os facilitadores de educação possam levar o projeto e as ideias de participação em cidadania à juventude em geral.