Estágios Leonardo da Vinci no âmbito da Mobilidade de Pessoas presentes no Mercado de Trabalho (PMT)


 

Olá a tod@s,

novas oportunidades e desafios batem à porta…

 

Estágios Leonardo da Vinci no âmbito da Mobilidade de Pessoas presentes no Mercado de Trabalho (PMT)

 

Descrição:

O projeto LET’S LEARN quer dar a possibilidade a 18 beneficiários com estudos na área da Educação e da Formação ou que adquiriram experiências de trabalho neste âmbito, de desenvolver um estágio profissional internacional para ganharem mais experiência e valorizarem as próprias capacidades profissionais, adquirindo o reconhecimento formal a nível nacional e europeu e acrescentando a empregabilidade e conjuntamente o valor que cada individuo levará à empresa que lhe oferecerá um emprego.

 

O estágio efectuar-se-á em países que já têm reconhecido e codificada a dimensão profissional na Área Social, oferecendo portanto uma adequada oferta de aprendizagem. Com esta mobilidade juntar-se-á aos títulos de estudo já adquiridos pelo participante, um sistema de certificação das competências e valorização de capacidades, com vista a defensa e a clarificação da dignidade e qualidade de tais profissões a nível nacional e internacional. A melhoria das competências especializadas e uma diversificação das metodologias e das soluções estratégicas empregadas em contextos diferente dos portugueses poderão implementar a possibilidade de ocupação para os beneficiários e contribuir para uma definição melhor da profissão que normalmente, em Portugal, tem tido origem a partir de experiências de voluntariado e que as vezes têm dificuldade em se emancipar deste âmbito.

 

O projeto prevê a introdução em estruturas que se ocupam de animação sociocultural, formação, serviços sociais e educativos para minores, adolescentes, jovens, migrantes, deficientes, pessoas desfavorecidas, mulheres com dificuldades, adultos, idosos.

 

Os estagiários com desvantagens sociais, económicos e dificuldades de aprendizagem terão direito a estágios da mesma duração mas beneficiarão de especiais tutórias e acompanhamento personalizado, o que sabemos os nossos parceiros conseguir garantir.

 

Para quem:

Os beneficiários poderão experimentar e aprofundar habilidades e conhecimentos relacionados às profissões seguintes:

Educador

Formador

Assistente social

Animador sociocultural

Mentor

Psicólogo

Youth worker

Educador desportivo

Operador de ludoteca

Social worker

 

Idades: maiores de 18 anos com experiência em pelo menos uma área das indicadas. Não há limite superior de idade.

 

Parceiros:

A AMC encontrou a adesão de parceiros portugueses e internacionais a fim de assegurar ao projeto tanto a contribuição nacional quanto internacional; é dada importância ao facto que eles participarem durante o processo de selecção dos candidatos, avaliação e valorização dos resultados do projeto de forma activa e constante.

 

Duas são as categorias principais de escolha dos parceiros:

Nível nacional: a cooperação será com uma Entidade pública, Programa Escolhas, cujo objectivo principal é a Formação formal e não formal, a Inserção Social e a promoção de competências e capacidades sobretudo em territórios prioritários e socialmente excluídos; é esperado que proponham candidatos possíveis à tipologia de estágio propostos entre os utentes que já fizeram o percurso de educação e construção de vida; queremos garantir uma contribuição no percurso formativo deles que garanta a demonstração dos resultados adquiridos e marque a diferença permitindo uma maior empregabilidade no mercado.

Nível internacional: os estágios foram encontrados graças à colaboração de Entidades/organizações organizações intermediárias/de acolhimento com experiências em gestão de mobilidade internacional nesta área específica em questão:

 

FRANÇA (Pistes Solidaires-Pau)

ITÁLIA (CEMEA-Roma)

ITALIA  (RBE-Torino,Torre Pellice)

ALEMANHA (GEB-Berlin)

GRÉCIA (K.A.NE.-Kalamata)

 

Quando:

Os fluxos de envio serão:

1) 7 vagas para estágios de 13 semanas de 24/09/2012 a 23/12/2012

2) 11 vagas para estágios de 13 semanas de 28/01/2013 a 28/04/2013 e de 13/02/2013 a 14/05/2013

 

Condições:

A bolsa de estágio é gerida em parte pela organização coordenadora (Mais Cidadania) e em parte pela organização de acolhimento. Ao participante é garantido:

  • Viagem de ida e volta até o destino a partir de Lisboa
  • Alojamento (normalmente em apartamentos com outros estagiários/voluntários da organização)
  • Seguro de viagem (desde a partida de Lisboa até ao regresso)
  • Dinheiro para comida (montante variável em relação ao país de destino)
  • Dinheiro de bolso (montante variável em relação ao país de destino)
  • Transportes locais (consoante as necessidades)
  • Curso de língua (40 horas garantidas)
  • Programa Cultural (alguma visita para conhecerem a cultura local)

 

Para mais informações institucionais sobre o Programa Leonardo Da Vinci veja-se o nosso site no linkhttp://maiscidadania.eu/projectos/programa-leonardo-da-vinci/

Em anexo divulgamos os detalhes de todas as mobilidades, mas de momento recolhemos candidaturas SÓ para o 1º round.

As candidaturas para o 2º round irão abrir só em novembro de 2012, quem quiser receber a notícia directamente por mail inscreva-se na newsletter através da página inicial do site.

 

Os candidatos poderão enviar o Curriculum Vitae (CV) e uma carta que explique motivação e expectativas pessoais em relação à mobilidade específica escolhida para o mail maiscidadaniapt@gmail.com

Prazo de candidatura: 15 de julho de 2012

 

+ There are no comments

Add yours