
#CIDADANIA
O #cidadania é um projeto coordenado pela Associação Mais Cidadania que visa promover a educação para a cidadania através de metodologias de educação não formal.
Em Portugal, o interesse dos jovens pela política tem decrescido sucessivamente, o que os leva a sentirem-se frequentemente mal representados pelos seus governos. No entanto, isso não se traduz necessariamente num desinteresse pelos tópicos da cidadania. O uso ininterrupto de meios e conexões tecnológicas no seu quotidiano leva a que os jovens criem o seu próprio ecossistema de participação e se envolvam em ações e campanhas geradas e conduzidas pelos seus pares.
O #cidadania tem como objetivo aproveitar estes espaços de participação jovem para promover a iniciativa democrática e a cidadania ativa na esfera pública, social e individual. Com isso, espera-se contribuir para o reconhecimento da cidadania como uma prática de valor acrescentado para a vida dos jovens e para a sociedade envolvente.
Para alcançar isto pretende-se capacitar jovens e educadores para a cidadania (professores, líderes, técnicos de juventude) para desenvolver nestes espaços ações e conteúdos que assistam à aprendizagem sobre, através, e para a cidadania.
Para auxiliar no desenvolvimento dos materiais e das formações a realizar, a Associação Mais Cidadania associou-se à Confederação Portuguesa do Voluntariado e à Human Rights Academy da Noruega, o que trará um largo leque de competências às atividades desenvolvidas. Também foram realizadas parcerias com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), com a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça – Delegação de Lisboa e do Barreiro, com a Associação Percursos – Ensino e Formação Profissional, e com o Agrupamento Vertical de Escolas Baixo-Chiado, o que permitirá acompanhar com maior atenção a implementação do projeto e o seu verdadeiro impacto na realidade dos jovens.
Ao longo dos seus 28 meses de duração, o #cidadania vai promover o desenvolvimento de campanhas de sensibilização, a participação em iniciativas comunitárias e de voluntariado, e a submissão de propostas ao Orçamento Participativo Jovem. Irá ainda ser realizado um fim-de-semana residencial em que os jovens terão formação sobre estratégias de comunicação e criação de campanhas.
Este projeto está enquadrado no programa Cidadãos Ativ@s, uma componente dos EEA Grants que visa apoiar organizações não governamentais. O programa é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, e é gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.
Ligações relacionadas:
Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Étnico-Racial – Entrevista à Bé e à Inês
Voluntariado … Porquê? – Dusica Djalovic
Voluntariado … Porquê? – Anna-Leea Määttä
“Os consumidores têm o poder na mão.” entrevista à Inês Pascoal sobre proteção ambiental
Voluntariado … Porquê? – Mima Cibic
Entrevista: os direitos LGBTI no Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia
Voluntariado… Porquê? – Jacobo Goméz
Voluntariado … Porquê? – Martina Cortellesi
Voluntariado… Porquê?- Aleksandra Kamińska
Entrevista à Greve Climática Estudantil
Quem escolher para a comunidade?
Seminário final “Cidadania Acontece!”