
Equality Talks
O EqualityTalks é um projeto da Associação Mais Cidadania que visa promover a consciência cívica e fortalecer a cultura democrática da sociedade civil, envolvendo as pessoas jovens em todas as fases dos processos de decisão.
As pessoas jovens têm-se organizado e ocupado um lugar central na luta pela mudança social, tal como nos mostram a mobilização pela causa da emergência climática ou pelos direitos reprodutivos. O projeto assume a participação da juventude como base para a construção de comunidades mais igualitárias e justas, e isso passa por escutar as suas opiniões e experiências, bem como apoiar e financiar os seus projetos de intervenção cívica. No fundo, dar-lhes espaço de visibilidade e centralidade na discussão dos temas da igualdade, estabelecendo o diálogo com os decisores políticos e em estreita articulação com as organizações da sociedade civil.
Mais concretamente, o EqualityTalks tem como objetivos:
- Explorar as vivências e perceções da juventude sobre igualdade e equidade, identificando os temas fraturantes, através da realização de Laboratórios Exploratórios;
- Criar a comunidade Etalks que será responsável pela conceção e implementação de iniciativas que contribuam para combater as desigualdades, como tertúlias, campanhas e ações de ativismo. Desta forma pretende-se ocupar o espaço público, a rua e o digital, contribuindo para a discussão crítica destes temas;
- Influenciar a opinião pública e política no tema da igualdade e sobre grupos que são alvo de práticas, discursos e políticas discriminatórias, através da realização de campanhas, exposição fotográfica e da carta aberta da igualdade.
Este processo desenvolve-se em três fases que se interligam entre si. A primeira fase, que consiste na componente de exploração e auscultação das preocupações cívicas da juventude. A segunda fase, de desconstrução de estereótipos e aprofundamento da reflexão e debate para que sejam criadas e apoiadas ações pela igualdade; e por fim, a fase da visibilidade e influência políticas, componente que pretende criar proximidade entre a sociedade civil e os decisores políticos, de modo que as pessoas jovens sejam agentes transformadores da sociedade.
Este projeto está enquadrado no programa Cidadãos Ativ@s que visa fortalecer a Sociedade Civil, reforçar a cidadania ativa, e empoderar os grupos vulneráveis. O programa é financiado pelos EEA Grants, nomeadamente pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, e é gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.