Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Serviço Voluntário Europeu


SVE - Serviço Voluntário europeu

O que é o Serviço Voluntário Europeu (SVE)?

É uma experiência que permite expressar o teu compromisso pessoal e realizar um serviço voluntário a tempo inteiro num país diferente do seu país de residência, no contexto dos países do Programa Erasmus+.

O SVE é uma projeto de mobilidade internacional do programa europeu Erasmus + que, juntamente com outros projetos, faz parte da Ação – Chave 1  Mobilidade para Aprendizagem. 

O Serviço Voluntário Europeu permite, sem custos, aos jovens- dos 17 aos 30 anos, num período que pode ir até doze meses, desenvolverem uma ação de voluntariado num país diferente do seu país de residência, no contexto dos países do Programa. Pretende-se com o Serviço Voluntário Europeu a criação de uma visão de serviço cívico, de apoio comunitário, de defesa dos mais desfavorecidos, de partilha constante, de dádiva sem nada esperar em recompensa.

Através do Serviço Voluntário Europeu os participantes entram no trabalho do dia-a-dia de organizações que lidam com práticas e políticas para jovens, com o desenvolvimento pessoal e sócio-educativo dos jovens, concretizando compromissos sociais e ações concretas de civismo: inclusão de pessoas com menos oportunidades, sustentabilidade, programas de educação não formal, média e tecnologia da comunicação e informação, cultura e criatividade, cooperação para o desenvolvimento, etc.

 

Duração

  • 2 semanas a 2 meses (Short Term EVS – projectos de curta duração)
  • 2 a 12 meses (Long Term EVS – projectos de longa duração).

O papel da AMC no programa
A Associação Mais Cidadania
é entidade de coordenação, de envio e de acolhimento para projectos do SVE. Estamos à tua disposição para todas as informações que precisares para te oferecer esta oportunidade, vem falar connosco para ter apoio técnico e acompanhamento.

Todos os projectos são co-financiados pelo Programa “Erasmus +” da Comissão Europeia. Mais sobre o SVE e outros projetos no Portal Europeu da Juventude.

 

evs

Como candidatar-se

  • Consultar as vagas abertas (separador “Oportunidades”).
  • Candidata-te segundo a descrição de cada projeto.
  • Normalmente, é pedido o envio de um CV (Currículo) e uma carta de motivação, a explicar o motivo da tua candidatura ao projecto, ambos em inglês.
  • Após uma primeira seleção são feitas entrevistas com a entidade de envio (AMC) e a de acolhimento, por telefone ou Skype.

O que oferece

  • Como voluntário tens direito a: Tutoria, viagem, seguro de saúde, alojamento e alimentação, formação linguística, formações pré-partida e à chegada e dinheiro de bolso mensal (este valor depende do país para onde vais – o país de acolhimento e de acordo com uma tabela indicada pela Comissão Europeia).
  • A participação no programa SVE é gratuita.
  • Em alguns casos, no entanto, poderá ser necessário um contributo do participante para os custos de viagem. Isto apenas se aplica caso o preço da viagem ultrapassar o valor máximo garantido pelo Programa Erasmus+ (dependente da localização do projeto o cálculo da distância é feito através de um calculador de distância indicado pela Comissão Europeia).

Condições de participação gerais

  • Ter entre 17 e 30 anos
  • Residência legal no país da organização de envio (Portugal)
  • Ser sócio da Associação Mais Cidadania (Quota anual: 20€).

Dúvidas? Entra em contacto connosco.

 

 

Todas as oportunidades encontram-se sempre divulgadas no site ou na página Facebook da AMC.
Vê em baixo as últimas vagas publicadas ou todo o arquivo completo de vagas (abertas e fechadas).

Oportunidades abertas

Neste momento não temos nenhumas oportunidades de Serviço voluntário Europeu.

banner_blog_amcidadania_formacao

voluntários no bairro

Conhece as experiências e lê os testemunhos dos nossos voluntários no nosso Blog de Testemunhos.

 

Conhece as “aventuras” dos voluntários europeus que estão neste momento na AMC no Blog Voluntários do Bairro. Este blog funciona em conjunto com o Facebook dos Voluntários do Bairro.