Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

SENIOR PLUS – Educação de Adultos e Empregabilidade


A Associação Mais Cidadania (AMC) abraçou um novo projeto internacional de educação de adultos e empregabilidade a partir de novembro 2015 intitulado Senior Plus.  Este dirige-se a adultos com mais de 50 anos, desempregados ou inactivos, com necessidade de melhorar a sua empregabilidade.

O Senior Plus é um projeto KA2 financiado pelo programa Erasmus Plus, de parceria estratégica com a duração de 2 anos, envolvendo 6 organizações de 5 países europeus diferentes:

Contexto
Envelhecimento ativo significa ajudar as pessoas a tomarem conta das suas próprias vidas o maior tempo possível ao longo do envelhecimento e, quando possível, contribuir para a economia e a sociedade. Nos dias de hoje o conceito foi alargado a pessoas com mais de 50 anos, particularmente expostas a desemprego de longa duração e pobreza uma vez excluídos do mercado de trabalho.

Os golpes deferidos pela crise económica tornaram evidente todos os limites da “almofada” da segurança social, requerendo novas ferramentas que permitam aos seniores  avaliar e re-desenhar as suas perspetivas a médio prazo. A combinação entre  formação e aprendizagem pela mobilidade na educação de adultos acima dos 50 desenvolvida nos últimos anos pelos parceiros do Senior Plus no âmbito do programa Grundtvig, revela todo o potencial para promover o bem-estar, motivação, branding pessoal e espírito de iniciativa dos seniores. Estes são elementos essenciais e condições necessários para reforçar a empregabilidade.

O projecto Senior Plus visa então desenhar, testar e avaliar um caminho inovador e combinado para a empregabilidade de pessoas acima dos 50 anos de idade. A sua ação continuará sustentável e realizável graças ao forte suporte que será estabelecido com entidades locais que trabalham para a empregabilidade de adultos e as sinergias que serão construídas entre setores públicos e privados.

Tipos de intervenções e atividades

O projeto irá envolver 20 seniores de cada país e um total de 100 beneficiários diretos e cerca de 2500 beneficiários indiretos.

Resultados do projeto Senior Plus:

  • PESQUISA EUROPEIA  sobre os referenciais de competências aplicáveis a pessoas acima dos 50 anos bem como sobre as políticas e práticas educativas adotadas em cada país parceiro no âmbito da Educação de Adultos.
  • FORMAÇÃO DE FORMADORES  com o objetivo de criar uma metodologia comum e preparar os formadores europeus para implementar a formação para seniores acima dos 50 anos a nível local.
  • CRIAÇÃO DE UM E-PORTFOLIO, isto é, um currículo de competências online, que possibilita uma autoavaliação guiada das próprias competências. Assim, é possível apresentar a informação relativa ás competências individuais e uma descrição geral das conquistas ao nível de Educação, Trabalho e ao nível pessoal. A possibilidade de associar vídeos, fotografias, imagens e documentos é útil na medida em que permite um conhecimento mais aprofundado da pessoa através de uma ferramenta on-line.
  • DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PERCURSO “SENIOR PLUS” para seniores, composto por um percurso de formação de reflexão e promoção de competências, a elaboração de um E-portfolio individual e uma experiência de voluntariado local e/ou internacional.
  • ELABORAÇÃO de GUIA de VOLUNTARIADO SENIOR destinado a organizações.
  • EXPERIÊNCIA DE VOLUNTARIADO  a nível local e internacional, para promover a sua autoestima e autoconhecimento, para testar as suas competências e alimentar a sua motivação para participar ativamente na construção da sua vida e da sua comunidade.
  • CRIAÇÃO da PLATAFORMA EUROPEIA  para criar ligações entre organizações e adultos acima dos 50 anos de idade, fazendo correspondência entre voluntários e oportunidades de voluntariado. Esta plataforma será uma ferramenta de acompanhamento do Senior Plus. Os potenciais voluntários poderão criar o seu perfil individual com acesso ao seu E-portfolio criado no âmbito do Senior Plus. O sistema da plataforma será capaz de combinar pedidos, ofertas e formações disponíveis para os seniores.

Rede local de parceiros
Aquando da aprovação da candidatura do Senior Plus a Associação Mais Cidadania integrava o Grupo de Trabalho de Emprego e Formação da Comissão Social da Freguesia da Misericórdia, atualmente Rede Emprega Centro Histórico, que foi fundamental em toda a implementação do Projeto.

 INSCRIÇÕES

Inscrições – Terceira Formação S+

Inscrições – Segunda Formação S+

Inscrições – Primeira Formação S+

 

  ÚLTIMAS NOTÍCIAS 

10/04/2017 – Voluntariado Internacional | Video Radio Dacorum

10/04/2017 – Newsletter #4

04/11/2016 – Newsletter #3

27 /10/2016 – HR Afterwork

25/08/2016 – Newsletter #2

11/08/2016 – Ao encontro de boas práticas em Lisboa

05/04/2016 – Newsletter #1

01/04/2016 – A rede local em Lisboa

23/03/2016 – AMC abraça um novo projeto internacional

 

   LINKS ÚTEIS

Site oficial (em inglês).
www.cemea.eu/seniorplus

#SeniorPlus – Também pode seguir a atualidade do projeto nas redes sociais com o hashtag #SeniorPlus

 

 CONTACTOS

Margarida Gil – margarida.gil@maiscidadania.pt

Paula Mendes – paula.mendes@maiscidadania.pt