Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

COMP-PASS – Novas ferramentas e métodos para facilitar a integração social de jovens



A Associação Mais Cidadania (AMC) está inserida num novo projecto internacional desde Junho de 2016, de educação de jovens e empregabilidade intitulado CompPASS.  Este está destinado a jovens que não tenham trabalho, ou que não estejam inseridos em percursos de educação ou formação.

 

CONTEXTO DO PROJECTO

O Comp-pass surge devido ao grande impacto da recessão económica europeia e das consequências no mercado de trabalho sobre os jovens. A taxa de desemprego na Europa para aqueles com menos de trinta é quase o dobro da média.

Mais de 14 milhões de jovens europeus não estão a estudar ou em formação ou empregados e o número de jovens nesta situação cresceu muito devido à crise económica. A Comissão Europeia, os investidores e os jovens trabalhadores tornaram-se cada vez mais conscientes das consequências económicas, sociais e sanitárias deste fenómeno.

Massimiliano Mascherini, um dos autores do relatório do Fundo Europeu sobre os NEETs, específica que estes jovens são atraídos pelos partidos radicais na Europa e é mais provável que sigam movimentos radicais porque se sentem excluídos da sociedade e rejeitam os modelos estabelecidos.

 

OBJECTIVOS

Este projecto tem como objectivo investigar a situação actual dos jovens na Europa, concentrando-se especialmente nos que não estão a trabalhar, a estudar ou em formação, mas também se pretende compreender as consequências económicas e sociais do afastamento juvenil do mercado de trabalho e da educação e ainda pensar em medidas para evitar que os jovens se tornem e se mantenham nesta condição.

Comp-PASS é um projecto financiado pelo programa Erasmus Plus da União Europeia  e tem como objectivo dar um input inovador à questão, desenvolvendo uma abordagem social e cívica, em 3 passos:

  • perceber o percurso destes jovens e envolvê-los na sociedade através de uma ferramenta digital de storytelling;
  • desenvolver uma abordagem educativa para que os jovens ganhem uma maior confiança e auto-conhecimento, no seu ambiente e na sociedade. O método REAL-E é baseado nos critérios de Repère-Equilibre-Adaptation-Limites-Echanges (Referência-Balanço-Adaptação-Limites-Trocas);
  • determinar e evidenciar as competências das pessoas envolvidas no projecto numa plataforma de e-portfólio, baseado nas suas competências transversais (soft competences) – a plataforma comp-PASS.

O objectivo final deste processo em 3 fases é motivar os jovens para voltarem ao mundo do trabalho, à formação ou a qualquer outra forma de projecto ressocializante (por exemplo voluntariado).

O Comp-pass  pretende investigar e desenvolver novas abordagens de trabalho com estes jovens para chegar a uma maior inclusão social.

 

ETAPAS DO PROJECTO

Durante 24 meses, os sete parceiros do projecto vão desenvolver duas formações diferentes, uma sobre storytelling e outra sobre REAL-E, onde cada parceiro tem de experimentar estes métodos com dez jovens, num total de 70 jovens.

Como tal, 14 facilitadores seleccionados pelas organizações parceiras participarão em duas formações de curto prazo, de forma a usar os instrumentos educacionais desenvolvidos.

A plataforma COMP-PASS desenvolvida pelo projeto, é um instrumento único que vai permitir:

  • criar um sentido de pertença à sociedade e ajudar os jovens a desenvolver auto-confiança;
  • desenvolver a capacidade de aprendizagem através de actividades que trabalham as competências informáticas;
  • fazer uma apresentação própria com um instrumento inovador e criativo (o “CV do futuro”);
  • criar um CV com hiperligações direccionando para o perfil do e-portfólio;
  • incluir referências e recomendações (multimédia, documentos digitalizados, vídeo/áudio);
  • tornar acessível qualquer informação útil e importante para empregadores, centros de formação, organizações de acolhimento;
  • apoiar à tutoria dos jovens através de coaching e contacto constante.

 

PARCEIROS 

O Comp-PASS é um projeto KA2 financiado pelo programa Erasmus Plus, de parceria estratégica com a duração de dois anos, envolvendo sete parceiros de sete países diferentes:

 

 

 

  ÚLTIMAS NOTÍCIAS 

09/06/2016 – Kick Off Meeting – a primeira reunião do projecto

10/02/2017 – Formação internacional: Storytelling | Eslovénia | 10 a 15 de Fevereiro

   LINKS ÚTEIS

Site oficial (em inglês).
www.comp-pass-project.eu/

Página de Facebook oficial (em inglês).
www.facebook.com/eucomppass/

#compPASS – Também pode seguir a atualidade do projeto nas redes sociais com o hashtag #compPASS