Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Geração Global


O Projeto Geração Global tem como principais objetivos (1) promover a Educação Global junto dos jovens, sensibilizando-os para a vivência de uma cidadania democrática, para a participação, justiça, equidade e cultura de Direitos Humanos; (2) Potenciar a participação dos jovens na comunidade através da prática do Voluntariado e Iniciativas Comunitárias e (3) Contribuir para o desenvolvimento e disseminação de ferramentas inovadoras de Educação Global, e será implementado entre agosto/2019 e julho/2020.

Pretende envolver os jovens em momentos de reflexão e formação regulares sobre várias temáticas: Direitos Humanos, Combate ao Discurso de Ódio, Cidadania e Participação, Diversidade Cultural e Oportunidades de mobilidades e voluntariado. Para além destas sessões também iremos implementar iniciativas jovens comunitárias, um curso intensivo sobre Direitos Humanos destinado a youthworkers e agentes educativos, e iremos desenvolver um Toolkit pedagógico de Educação Global que incluirá um manual ilustrado sobre Direitos Humanos, um vídeo de animação sobre Liberdade de Expressão e um livro ilustrado sobre Discriminação invisível.

Para o sucesso deste projeto é fundamental as parcerias que temos com as escolas, e até ao momento contamos com a participação da Escola Secundária Passos Manuel, Escola Profissional Bento de Jesus Caraça – Lisboa, Escola Secundária D. Dinis e Escola Secundária D. Luísa de Gusmão.

Neste projeto iremos utilizar os princípios da Educação Não Formal e da aprendizagem intercultural, recorrendo a abordagens experienciais e participativas, role-play, simulações, dinâmicas de grupo e teambuilding, com o objetivo de criar espaço para a partilha, reflexão e exploração de novas perspetivas na construção do processo de aprendizagem dos jovens.

O Toolkit Geração Global será utilizado como apoio para a dinamização das sessões e do curso na abordagem às questões da Educação Global.

Com este projeto pretendemos:

– envolver 350 jovens nos workshops temáticos

– realizar 4 iniciativas jovens comunitárias com, pelo menos, 100 participantes,

– conceber e produzir um ToolKit educativo composto por 3 recursos os quais abordam as temáticas dos Direitos Humanos, Liberdade de Expressão e Discriminação Invisível

Com todas estas atividades acreditamos que estamos a contribuir para a capacitação dos jovens e a construção de uma “Geração Global”!

Contatos:

Maria Marques

maria.marques @maiscidadania.pt

+351 211937977 | +351 913460099